Certificação de lotes de produtos- Sistema 7

A certificação de lotes é utilizada quando você pretende certificar um determinado lote de produtos que não são certificados na fábrica de origem. Ela acontece da seguinte forma, após a análise inicial dos produtos e assinatura do contrato é agendada o evento da coleta das amostras para serem ensaiadas em laboratório.

Como certificar um lote de importação?

Para o caso de importação, na chegada do produto no porto brasileiro ele não será autorizado a entrar no país por não possuir a certificação necessária. Neste caso o importador precisa ter uma empresa de certificação especializada para ir até o local e realizar a coleta amostral do produto, e dar início ao processo de certificação do lote.

O auditor escolhe uma quantidade de peças determinada previamente de acordo com a portaria específica do produto, com o tamanho do lote a ser certificado e lacra os produtos. As amostras lacradas devem ser encaminhadas para o laboratório para realizarem os ensaios de segurança necessários. Então é feita a análise dos relatórios de ensaios para verificar se o produto atende aos requisitos das normas de certificação.

Uma vez que os relatórios foram analisados existem duas possibilidades, estar aprovado ou reprovado. Caso o produto seja aprovado será realizado a emissão do certificado e produtos serão liberados para comércio. Caso ocorra o contrário e o produto não passar nos testes não há a possibilidade de correção, ou seja, o lote do seu produto será confiscado e deverá ser retornado ao país de origem (no caso de importação) ou destruído.

*É importante lembrar que o produto deve ser aprovado em TODOS os ensaios, qualquer reprovação impede a certificação de lotes, portanto caso haja dúvida se o mesmo irá atender a todos os requisitos das normas, é recomendável realizar um pré-teste, onde é selecionada uma quantidade menor de unidades e estas são ensaiadas para avaliar se o produto atende aos requisitos de segurança antes de iniciar o processo de certificação.

Uma vez emitida a certificação do lote, o mesmo poderá ser comercializado até que seja esgotado, e se desejar trazer um novo lote do mesmo produto deverá realizar um novo processo de certificação.

Quer mais informações? Entre em contato com o ITAC e fale com nossa equipe especializada em certificações de produtos.



Deixe uma resposta