ISO 9001 – Gestão de Qualidade

O que é o ISO 9001?

A ISO (International Organization for Standardization) é uma organização fundada e sediada na Suíça para elaborar e promover normas que possam ser utilizadas por todos os países do mundo para melhorar os setores de produtos e serviço.

A ABNT NBR ISO 9001 é a versão brasileira da norma internacional ISO 9001 que estabelece requisitos para a gestão de qualidade.

 

A Certificação ISO 9001 é uma forma da empresa mostrar seu envolvimento com o Sistema de Gestão de Qualidade (SGQ).

Uma empresa com Certificação ISO 9001 demonstrar que está em conformidade com a lei, implementou um conjunto de requisitos que passam confiança às negociação e comprovam capacidade de atender as necessidades dos seus clientes.

 

A ISO 9001 se baseia nos princípios de gestão de qualidade

  1. Foco no cliente
  2. Liderança
  3. Engajamento das pessoas
  4. Abordagem de processo
  5. Melhoria
  6. Tomada de decisão com base em evidência
  7. Gestão de relacionamento

 

Quais as vantagens da Certificação ISO 9001?

  • Sucesso sustentado: Com a Certificação ISO 9001 é possível conhecer e gerenciar os riscos inerentes ao negócio, a empresa aumenta as suas possibilidades e competitividade de mercado.
  • Ampliação do negócio: A ISO 9001 possibilita um aperfeiçoamento de produtos e serviços, crescem a chance de conquistar novos clientes.
  • Aumento de lucro: Com processos mais eficientes, a ISO 9001 resulta na redução de erros e desperdícios. Melhorando os resultados financeiros.
  • Satisfação do cliente: Ouvir e compreender as demandas dos clientes é fundamental. São atitudes que surgem com a implementação da ISO 9001 e contribuem para o aumento da satisfação dos clientes e das probabilidades de fidelização.

 

Quem pode obter a Certificação ISO 9001 – Gestão de qualidade?

A Certificação ISO 9001 – Gestão de qualidade foi desenvolvida como intuito de poder ser utilizada por empresas de diferentes atividades, portes e nacionalidades. Isso se deve ao fato de que os requisitos normativos são obrigatoriedades genéricas e, portanto, passíveis de adequação aos diferentes perfis das empresas.

Atualmente, a certificação do Sistema de Gestão da Qualidade, com base nos requisitos da ISO 9001, é utilizada por empresas de todos os segmentos e portes do Brasil e do mundo.

 

Como Faço Para Certificar

  1. Entre em contato com o ITAC e agende uma auditoria
  2. Se tudo estiver de acordo, sua empresa receberá a Certificação ISO 9001