O que é a Certificação de Segurança de Brinquedos?
Para minimizar os riscos que podem conter nos brinquedos, o INMETRO determina algumas condições de segurança para brinquedos que são fabricados e comercializados no Brasil.
O selo de Certificação de Segurança de Brinquedos garante que o produto passou por testes laboratoriais e está cumprindo todos os requisitos de segurança definidos nas normas aplicáveis.
Por que realizar a Certificação de Segurança de Brinquedos?
Além de ser obrigatória, ter a Certificação de Segurança de Brinquedos significa que o produto atende os requisitos mínimos de segurança. Como por exemplo, indica a faixa etária apropriada ao manuseio do brinquedo, com o objetivo de evitar acidentes.
Para obter o certificado, o brinquedo passa por ensaios em laboratórios acreditados, que os submetem a testes de impacto, químico, entre outros.
Exemplos de brinquedos que devem ser certificados
- Fantasias
- Carrinhos
- Bonecas
- Casas de bonecas
- Animais de pelúcia
- Chocalhos, tambores, cornetas
- Blocos de madeira, trens de madeira
- Blocos plásticos de construção
Você sabia que no Brasil, a Certificação de Segurança de Brinquedos é compulsória?
Isso significa que todos os brinquedos que se destinam ao comércio no país, mesmo quando fabricados no exterior, devem ser submetidos ao processo de certificação.
A certificação do brinquedo, popularmente conhecida por “Selo do INMETRO”, só é concedida se o brinquedo for aprovado em todos os ensaios aos quais for submetido e, também, se o seu processo produtivo atender aos requisitos da norma 563/2016
O ITAC realiza a certificação de brinquedos para empresas localizadas no Brasil e, também, em empresas instaladas no exterior.
Como faço para certificar
- Entre em contato com o ITAC e preencha o formulário de solicitação
- Agende uma data para passar pela auditoria do ITAC
- Se na auditoria for constatado que o produto está de acordo com as normas, ele receberá a certificação.