Plugues e Tomadas para uso Doméstico e Análogo

Como funciona a Certificação de Plugues e Tomadas para uso Doméstico e Análogo?

A Certificação de Plugues e Tomadas corresponde à avaliação da conformidade realizada para comprovar a segurança do produto.

A Certificação agrega valor ao seu produto, pois qualidade, confiabilidade e credibilidade são atributos intrínsecos de um programa de certificação.

 

Por que preciso da Certificação de Plugues e Tomadas para uso Doméstico e Análogo?

A certificação é emitida para que os produtos de uso doméstico e análogo sejam enquadrados nas normas determinadas pelo Inmetro e, assim, possam ser manuseados com segurança, livres de riscos.

 

Existe uma regra específica para plugues e tomadas para uso doméstico e análogo?

  1. A obrigatoriedade de plugues e tomadas para uso doméstico e análogo está definida na Portaria Inmetro nº 85. Nesta norma constam também os modelos de plugues e tomadas que são objetos da certificação afim de que possam ser comercializados no país.
  2. Os plugues e tomadas deverão ostentar a identificação da certificação, indicando a conformidade com as normas aplicáveis.

 

Como é realizada a fiscalização?

O processo de fiscalização pode ser feito em todos os locais de comercialização, transporte ou exposições de plugues, tomadas, cordões prolongadores e aparelhos elétricos (art. 6º da Lei 9.993).

 

Como faço para certificar

  • Entre em contato com o ITAC e preencha o formulário de solicitação
  • Agende uma data para passar pela auditoria do ITAC
  • Se na auditoria for constatado que o produto está de acordo com as normas, ele receberá a certificação.