Interruptores para Instalação Doméstica e Análoga

O que é Certificação de Interruptores para Instalação Doméstica e Análoga?

É o documento que certifica que os interruptores estão em conformidade com a legislação vigente no Brasil (INMETRO), especificamente, no que diz respeito a segurança.

Assim sendo, a certificação de interruptores para instalações elétricas fixas domésticas e análogas é uma garantia adicional aos consumidores em geral, de que se os riscos derivados de sua utilização são muito menores.

A utilização da certificação no âmbito do SBC (Sistema Brasileiro de Certificação), contido nos interruptores, está vinculado à concessão de licença emitida pelo Organismo de Certificação do Produto, conforme previsto na Portaria Inmetro No 234, de 30 de junho de 2008.

 

Por que ter a Certificação de Interruptores para Instalação Doméstica e Análoga?

  1. A compulsoriedade de interruptores para uso doméstico no Brasil está definida na Portaria Inmetro No 234, de 30 de junho de 2008 (Regra específica para interruptores para instalação fixa doméstica e análoga).
  2. Além disso, a Certificação de Interruptores para Instalação Doméstica e Análoga torna a utilização do material mais segura, considerando que passou por um rigoroso processo para obter a certificação.

 

Como faço para certificar

  • Entre em contato com o ITAC e preencha o formulário de solicitação
  • Agende uma data para passar pela auditoria do ITAC
  • Se na auditoria for constatado que o produto está de acordo com as normas, ele receberá a certificação.