Filtros e Bebedouros de água

O que é Certificação de Filtros e Bebedouros?

A certificação de equipamentos para consumo de água especifica regras e requisitos mínimos para segurança e desempenho. De acordo com o Inmetro  a certificação de filtros e bebedouros é uma forma de proteger os consumidores.

Quais tipos de Equipamentos são certificados?

Os requisitos  se aplicam aos equipamentos para consumo humano de água dos seguintes tipos:

Equipamentos elétricos com refrigeração da água e sem melhoria da qualidade da água.

Equipamentos elétricos sem refrigeração da água e com melhoria da qualidade da água.

Equipamentos elétricos com refrigeração da água e com melhoria da qualidade da água. E a todos os equipamentos não elétricos que possuam a característica de melhoria da qualidade da água para consumo humano.

Art 5º Excluem-se destes Requisitos os equipamentos dos seguintes tipos: equipamentos que fornecem água sem refrigeração e sem realizar a melhoria da qualidade de água; elementos filtrantes ou dispositivos de reposição para melhoria da qualidade da água; produtos que se propõem à melhoria da qualidade da água por processo de sucção; produtos que se propõem ao tratamento de água não potável; equipamentos destinados à produção de gelo; refrigeradores que contenham recipiente para fornecimento de água e aparelhos destinados à produção de chá, café, sopas, sucos e refrescos.

 

Prazos para Certificação de Equipamentos para consumo de água

Com redação alterada em 04 de maio de 2017 a portaria do Inmetro que regulamenta a certificação de bebedouros e/ou filtros, apresentou os seguintes prazos devem ser obedecidos;

Art. 6º A partir de 30 de junho de 2017, os Equipamentos para Consumo de Água deverão ser fabricados e importados somente em conformidade com os Requisitos ora aprovados e devidamente registrados no Inmetro.

Parágrafo único. A partir de 30 de junho de 2018, os Equipamentos para Consumo de Água deverão ser comercializados, no mercado nacional, por fabricantes e importadores, somente em conformidade com os Requisitos ora aprovados e devidamente registrados no Inmetro.” (N.R.)

Art 7º A partir de 30 de junho de 2019, os Equipamentos para Consumo de Água deverão ser comercializados, no mercado nacional, por atacadistas e varejistas, somente em conformidade com os Requisitos ora aprovados e devidamente registrados no Inmetro.

 

Como faço para certificar

  • Entre em contato com o ITAC e preencha o formulário de solicitação;
  • Agende uma data para passar pela auditoria do ITAC;
  • Se na auditoria for constatado que o produto está de acordo com as normas, ele receberá a certificação.