Certificação de Produtos

Certificação de Produtos

A Certificação de Produtos contribui para a segurança e credibilidade dos produtos fabricados na sua empresa. Resultando também em uma boa relação com fornecedores e clientes.

Além disso, a certificação de produtos tem se tornado cada vez mais uma exigência do mercado atual, principalmente por parte dos consumidores que buscam por qualidade no produto e um preço justo.

O certificado é um documento que comprova que os produtos fabricados pela sua empresa apresentam conformidade com as normas e requisitos exigidos pelo INMETRO.

Existem dois tipos de certificação, dentro do Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade: Certificações Voluntárias ou Compulsórias.

A certificação voluntária, ou seja, não obrigatória, é fruto de uma decisão exclusiva das empresas fabricantes ou importadoras que anseiam em ter um diferencial competitivo que demonstre, por meio de um certificado, a credibilidade de seus produtos ou serviços. Os produtos certificados voluntariamente são comercializados com o Selo ITAC.

A certificação compulsória é obrigatória. É destinada aos produtos que estão incluídos em regulamento que determina que a empresa só pode produzir/comercializar um produto no Brasil depois que ele estiver certificado. Nesse caso, uma portaria do Inmetro define os requisitos obrigatórios a serem seguidos por todas as empresas que produzam um determinado produto, bem como os prazos que a empresa terá para se adequar ao regulamento.

Meu produto precisa ser certificado pelo INMETRO?

O primeiro passo, então, é descobrir se há uma certificação aplicável ao seu produto, e se esta certificação é compulsória ou voluntária. A lista de produtos abrangidos por Programa de Avaliação da Conformidade desenvolvidos pelo Inmetro pode ser consultada no site do instituto nos seguintes links: