Auditoria

Quanto tempo levam as auditorias?

O tempo de duração sobre o trabalho dos auditores se dá em função de algumas variáveis, tais como: número de funcionários, quantidade de filiais, quantidade de produtos, número de obras (para empresas de construção civil), complexidade da empresa, entre outros.

 

Quais as atividades exercidas pelos auditores?

Analisar: cada função dentro de uma empresa será analisada pelos auditores, com o objetivo de orientar a execução das normas e melhorar a qualidade da produção. Para avaliar a conformidade, a equipe auditora entrevista os colaboradores para verificar se conhecem e estão colocando em prática as sistemáticas requeridas pela norma.

Fiscalizar: os auditores investigam detalhadamente cada setor da produção de uma determinada organização, para concluir se precisa adequar essa empresa aos procedimentos exigidos pelo INMETRO.

 

AUDITORIA EM SISTEMAS DE GESTÃO

Auditoria

A auditoria em Sistemas de Gestão é um processo sistemático, que tem como objetivo avaliar a conformidade de um determinado sistema de gestão em relação a uma ou mais normas. As auditorias para ISO 9001, ISO 14001, OHSAS 18001, PBQP-h, entre outras, são compostas basicamente, por três etapas: planejamento, condução e conclusão.

O planejamento é feito com base nas exigências contidas na norma e nos documentos da empresa a ser auditada. Esse planejamento é materializado em um documento chamado Plano de Auditoria, que é encaminhado com antecedência á empresa a ser auditada.

A condução da auditoria é feita in loco, ou seja, na empresa a ser auditada. O auditor entrevista os colaboradores, acompanha a produção, avalia a infraestrutura e verifica documentos e registros.

A conclusão é a fase final de auditoria. De posse de todos os dados e informações coletados durante a auditoria, a equipe de auditores elabora o Relatório da Auditoria, que é o documento que contém todas as evidências. Esse relatório é enviado para o cliente tomar as devidas providências em caso de não-conformidade em alguma exigência contida na norma.

 

Saiba mais detalhes sobre as etapas da certificação.

 

PRINCÍPIOS DA AUDITORIA

  • Integridade;
  • Apresentação justa;
  • Cuidado profissional;
  • Confidencialidade;
  • Abordagem baseada em evidências;
  • Independência.